Altamente dependente da conscientização da população e de iniciativas do próprio serviço de abastecimento, o Serviço Autônomo de Águas e Esgoto de Brotas – SAAEB busca incessantemente aprimorar os processos de captação, tratamento e distribuição de água, com o objetivo de combater às perdas de água em nosso município. 

Assim, algumas iniciativas foram realizadas em 2019: substituição e ampliação de 2800 m de rede adutora entre captação (Córrego da Minhoca), ETA e reservatórios (CE I e Polícia Rodoviária), possibilitando maior velocidade de abastecimento dos reservatórios, economia de água e energia elétrica. 

Investimento em melhorias

Foram construídos 3 novos reservatórios elevados de 150.000 litros

(2 no distrito do Patrimônio e 1 Campos Elísios II), ampliação do sistema supervisório de abastecimento e substituição de milhares de metros de rede de distribuição e ramais. 

Para 2020, o SAAEB dará continuidade ao plano de combate à perda de água com a implantação de um grande projeto de Setorização, da ordem de investimento de R$ 1,3 milhão com recursos captados do FEHIDRO e contrapartida – próprio.

A Setorização consiste em dividir a cidade em regiões, onde o fornecimento de água pode ser interrompido para manutenção preventiva e corretiva, sem que uma grande área do município sofra com falta de água. Desta forma, manobras necessárias de manutenção da rede de abastecimento podem ocorrer sem impactar outras regiões, de forma rápida e segura. 


SaaeB | Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brotas

Faça o uso consciente, economize água

Você sabia que uma válvula desregulada é capaz de gastar até 30 litros de água por descarga? Isso significa que são gastos mais ou menos 12 litros a mais do que um vaso sanitário em perfeito funcionamento. Isso é apenas para ilustrar o quanto podemos estar desperdiçando esse bem tão valioso. Por isso, pedimos para que todos façam o uso consciente da água. Confira algumas dicas que podem fazer toda a diferença para o seu consumo diário baixar:

  • Reduza o banho de 15 para 5 minutos e economize 90 litros diariamente;
  • Escove os dentes com a torneira aberta apenas quando necessário e economize cerca de 11,5 litros de água a cada escovação ao longo do dia;
  • Lave o carro com um balde e gaste cerca de 40 litros, enquanto com a mangueira o consumo pode chegar a 560 litros de água;
  • Reaproveite água da máquina de lavar roupas para lavar a calçada. Com uma mangueira, o gasto é aproximadamente 279 litros de água.

Estaremos sempre à disposição para quaisquer dúvidas.